
Por que não aprender a viver sem amaldiçoar a vida todas as vezes em que você experimentar a menor contrariedade que seja?
É o seu hábito de amaldiçoar a vida, de reclamar toda vez que alguém te pede para cumprir com a sua obrigação que torna o trabalho penoso, uma espécie de castigo divino.
Existe algo de muito errado com a percepção de uma pessoa reclamona.
A reclamação distorce o status de percepção e ela passa a vibrar em modo de operação negativa, fica se alimentando do pessimismo, e gera um olhar negativo para tudo o que lhe acontece.
A pessoa reclamona é incapaz de reconhecer os pequenos prazeres da vida.
Na vez dela de passar o café, pronto, reclama do filtro, da cafeteira, do café. Entorna água e pó de café sobre a mesa - o que a faz escalar a reclamação - e não exercita a presença, não ouve o som da água ferver, não contempla o empenho do vapor d’água subir em direção ao céu e não aprecia o cheiro da café espalhar pela sala.
Não se alegra em oferecer algo bom para os outros. Nem um quilo de açúcar deixará esse café doce.
Quem gosta de conviver com alguém assim?
Tenha cuidado pois esse pode ser um forte motivo para as pessoas te evitarem no trabalho.
Pessoas reclamonas inspiram menos confiança porque, ao darmos as costas, será que ela não vai reclamar de mim também?
Veja alguns dos prejuízos financeiros, psicológicos e emocionais o vício de reclamar pode trazer à uma pessoa:
Perda de oportunidades de promoção: quando um colaborador é constantemente negativo e reclama de tudo, os gestores podem evitar considerá-lo para oportunidades de promoção, acreditando que ele não tem a atitude correta para lidar com situações mais desafiadoras.
Baixa produtividade: a reclamação pode levar a uma falta de motivação, o que pode prejudicar a produtividade do colaborador e, por sua vez, a eficácia da equipe como um todo.
Mau relacionamento com colegas: pessoas que reclamam com frequência podem ser vistas como irritantes ou difíceis de se trabalhar, o que pode afetar negativamente as relações de trabalho e a capacidade da equipe de trabalhar de forma colaborativa.
Falta de confiança da liderança: líderes podem sentir que os colaboradores que reclamam com frequência são insatisfeitos e difíceis de gerenciar, o que pode prejudicar a confiança que eles têm em seus liderados.
Perda de clientes: se um colaborador tem o hábito de reclamar diante dos clientes, isso pode afetar negativamente a reputação da empresa e a sua capacidade de reter clientes fiéis.
Se você não consegue dar um sorriso de bom dia, nem dizer obrigado, a sua capacidade de abraçar a vida com disposição, com energia, com alegria cai terrivelmente.
Não reclame se não te chamarem para almoçar ou fumar um cigarro entre a execução de uma tarefa e outra.
Você será uma pessoa ineficaz, que não entrega algo de valor para quem convive.
Viu como a reclamação é algo maléfico para a pessoa reclamoa e para quem convive com ela?
A pessoa está sempre com aqueles riscos que os personagens da Turma da Mônica ficam sobre a cabeça quando estão enfezados.
Eu agora vou te propor um desafio, quero ver se você topa, para melhorar esse azedume aí que você leva para o ambiente de trabalho.
Conte quantas queixas faz por dia e, depois de ter uma noção da média do número de reclamações que você faz diariamente, aceite o desafio de ficar uma semana sem reclamar.
Nem do presidente ou ex-presidente, da roupa da primeira dama, da economia, dos coleguinhas de trabalho, do marido, da esposa, dos filhos, do universo.
Estabeleça uma punição capaz de coibir o vício de reclamar e, ao testemunhar a própria reclamação, cumpra a punição.
A minha sugestão é você fazer um pix de 2 conto toda vez que reclamar.
Quer ter saúde mental e leveza no trabalho? Quer aumentar sua eficácia e produtividade trabalhando de forma inteligente?
Toque no botão abaixo envie um WhatsApp e agende a sua pré-consulta gratuita.
Comentarios